Eletrônica


Apostilas de eletrônica

Corrente Alternada
Esta apostila explica as principais características da corrente alternada e seu comportamento quando aplicada a determinados equipamentos e definições de filtros (passa baixo, alto, etc…)
Corrente Contínua
Aprenda com esta apostila as características da corrente contínua sendo que para isto é tratado os assuntos mais relevantes, como por exemplo as leis de Kirchhoff e leis de Ohm.
Introdução a Eletrônica
Um conteúdo completo para quem quer conhecer ou aprimorar os conhecimentos em eletrônica. O conteúdo desta apostila foi elaborado por um professor da UNICAMP e foi roteiro de aulas ministradas entre os anos 1984 e 1992.
Controlando um LCD com 8051
Se você tem a missão de controlar um LCD com 8051 e necessita de saber além dos comandos e códigos aplicados a este processo leia esta apostila que você descobrirá tudo ou quase tudo que precisa.
Como estampar uma perfeita placa de Circuito Impresso
É isso mesmo!!! Nesta apostila você verá como se faz uma verdadeira placa de circuito impresso. Utilizando uma impressora para imprimir o circuito a ser impresso na placa consegue-se um ótimo resultado, não perca faça o download agora!!!
150 Circuitos – Eletrônica
PDF com 150 circuitos de eletrônica.Download Aqui
Tiristor SCR – Retificador Controlado de Silício
“Esta apostila é um material de apoio didático utilizado pelo autor nas suas aulas de Eletrônica Industrial para Os Cursos de nível técnico e Superior. [COTUCA e UNIP]. Este material não tem a pretensão de esgotar, tampouco inovar o tratamento do conteúdo por ele abordado mas, simplesmente, facilitar a dinâmica de aula, com expressivos ganhos de tempo e de compreensão do assunto por parte dos alunos. Este trabalho foi construído com base nas referências, devidamente citadas ao longo do texto, nas notas de aula e na experiência do autor na abordagem do assunto com os alunos. Em se tratando de um material didático elaborado em uma Instituição Pública de Ensino, é permitida a reprodução do texto, desde que devidamente citada a fonte. Quaisquer contribuições e críticas construtivas a este trabalho serão bem-vindas pelo autor. “
Prof.Romeu Corradi Júnior 
www.corradi.junior.nom.br
ABC do Osciloscópio
Download

  Ponte H 
Ponte H é um circuito eletrôncio que permite que um microcontrolador controle um motor DC, pois o micro controlador por sí não consegue "dar" a corrente necessária para o funcionamento do motor, e ainda torna possível que o motor rode tanto para um sentido quanto o outro. Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estão disponíveis em circuitos integrados ou podem ser construídos por componentes.









Circuito Inversor 12V CC - 110-220V AC - 20-40W

Um inversor ou conversor é um equipamento electrónico destinado a converter uma corrente directa de uma bateria (acumulador) em corrente alternada tal como a recebemos da empresa que nos fornece electricidade para consumo. A UPS (nobreak ) o equipamento que utilizamos quando falta a energia e que substitui a energia de rede não é mais do que um circuito electrónico inversor. Os inversores de injeção na rede (GTI) utilizados em energias alternativas, têm a particularidade de não utilizarem baterias como fonte de energia, mas sim a tensão produzida por painéis solares e aerogeradores. Os inversores convencionais são compostos por várias etapas. Etapa osciladora. Esta parte do circuito encarrega-se de gerar uma oscilação igual à oscilação que o fornecedor de serviço de electricidade nos fornece na entrada de rede. Para alguns países esta frequência é de 50Hz noutros 60 Hz; Etapa amplificadora. O circuito amplificador num inversor destina-se a elevar o valor dos pulsos do oscilador de modo a que esses pulsos de oscilação sejam utilizados pela etapa elevadora de tensão. Etapa elevadora. Encarrega-se de elevar a tensão a 120 ou 220 V, esta função está a cargo de um transformador elevador. Etapa de fornecimento de corrente directa. Esta etapa é composta pelos acumuladores de corrente (Baterias) Etapa de fornecimento de corrente alterna. Esta etapa recebe a corrente do sector, permite carregar as baterias se a carga for feita pelo sector publico.

Um comentário: